ARMADO - PEIXES RIO PARANÁ

Caracterização:
Peixe de couro de grande porte, superando 65cm e 3,0kg. Corpo robusto, coloração parda com manchas dispersas e difusas. Cabeça robusta, olhos pequenos, boca subterminal e lábios desenvolvidos; barbilhões relativamente curtos, não indo além da nadadeira dorsal. Primeiro raio da nadadeira dorsal muito desenvolvido e ossificado, com margens anterior e posterior serrilhadas. Sua característica mais notável é a série de espinhos ossificados, orientados para trás, dispostos sobre a linha lateral.
Distribuição:
Bacias do Paraná e Paraguai. Passou a ocorrer no Alto Paraná após a submersão da barreira geográfica das Sete Quedas, quando da formação do reservatório de Itaipu, em 1982.
Pesca:
O armado tem grande importância para a pesca profissional no Reservatório de Itaipu, onde está entre as espécies mais capturadas. Sua captura média anual no trecho paulista do Rio Paraná é da ordem de 11.500 toneladas. Sua pesca é realizada principalmente com espinhéis e redes, e a comercialização é principalmente na forma de filés, uma vez que a aparência desse peixe não é atraente para o comércio. O tamanho mínimo para a captura do armado na bacia do Rio Paraná é de 35cm.