Pesca esportiva em Foz do Iguaçu

SURUBIM - PEIXES RIO PARANÁ

peixes rio paraná

Caracterização:

Um dos maiores peixes de água doce do Brasil, junto com o pirarucu, o surubim pode pesar até cem quilos e atingir mais de três metros de comprimento total. Sua carne, de sabor delicado e sem espinhas, é muito apreciada.

Conhecido também como pintado, por ter o corpo pardacento cheio de manchas pretas, o surubim (Pseudoplatystoma coruscans) é um peixe de couro da família dos pimelodídeos, a mesma dos jaús e dos jundiás. Ocorre nas bacias do Prata, do São Francisco e do Amazonas, onde freqüenta o fundo dos rios e é comum em lagoas. Quando novo, não apresenta ainda as manchas características e sua cor geral é amarelada. De hábitos marcadamente noturnos, o surubim é carnívoro: alimenta-se de peixes pequenos, crustáceos e vermes. Desova de dezembro a fevereiro. Loango, bagre-rajado e caçonete são alguns dos outros nomes regionais que recebe.

O nome surubim aplica-se ainda a duas outras espécies de pimelodídeos: o surubim-lima (Sorubim lima), de quarenta centímetros de comprimento, que ocorre em vários estados, do Amazonas ao Rio Grande do Sul; e o surubim-chicote (Goslinea platynema), um tanto maior, comum em Goiás, Mato Grosso e Amazonas.